NOTÍCIAS

Medicina Laboratorial em debate no VIII Congresso da ANL – 28 e 29 de outubro
Crescimento contínuo do papel do laboratório: mais de 70% das decisões clínicas são apoiadas em diagnóstico laboratorial

Depois de um adiamento de dois anos motivado pela pandemia, vai decorrer, nos dias 28 e 29 de outubro, o VIII Congresso da Associação Nacional de Laboratórios Clínicos (ANL). O Centro de Congressos de São Rafael, em Albufeira, vai receber este evento onde estarão em debate os principais temas da atividade clínica e laboratorial.

“Neste momento, mais de 70% das decisões clínicas são apoiadas em diagnóstico laboratorial o que se deve a um desenvolvimento científico e organização dos laboratórios no sentido de dar uma resposta eficaz (exata e atempada)”, destaca Manuel Carvalho, presidente da comissão científica do congresso. É, por isso, importante promover a análise e discussão deste papel entre todos os profissionais da área da Medicina Laboratorial.

O patologista clínico destaca ainda, neste papel fundamental que o laboratório desempenha, o reforço e esforço que houve nos últimos dois anos. “Se não existissem testes laboratoriais como teria corrido a pandemia? Conseguimos identificar, isolar e acompanhar a doença a par e passo. Já trabalho há muitos anos nesta atividade e tenho verificado que o laboratório passou de um papel de documentação de uma doença para a sua identificação, algo que é completamente diferente na perspetiva da sua importância no diagnóstico e acompanhamento das doenças”.

Apesar de ter sido delineado antes da pandemia, uma vez que este congresso se ia realizar-se em 2020, o programa foi adaptado para incluir também o debate sobre a COVID-19. Embora este não seja o tema central, não podem ser ignoradas as mudanças que a pandemia exigiu à Medicina Laboratorial – “no laboratório tivemos de adaptar procedimentos e métodos às necessidades de uma resposta à população e também nos conseguimos organizar do ponto de vista de saúde pública. Estamos na altura de olhar e analisar este caminho”, refere Manuel Carvalho.

Com um programa bastante abrangente, o presidente da comissão científica do congresso destaca ainda o facto de “este ano, pela primeira vez no congresso da ANL, vamos ter também apresentações livres no sentido de ter ali uma montra da nossa atividade científica - no setor assistencial público e privado, e nos institutos de investigação - que permita mostrar e debater com os pares o que está a ser feito, o conhecimento e as experiências que estão a ser adquiridos e ganhar informação importante para o desenvolvimento da sua investigação”.

Consulte AQUI o programa do VIII Congresso da ANL.

COMUNICADO
ADIAMENTO DO VIII CONGRESSO CIENTÍFICO DA ANL

Atentas as conhecidas circunstâncias derivadas da Pandemia da COVID 19, o Conselho Científico e a Direção da Associação Nacional de Laboratórios Clínicos (ANL) decidiram o adiamento do VIII Congresso Científico da ANL, inicialmente previsto para maio de 2020, para os dias 28 e 29 de maio de 2021.

Apesar da constante necessidade de atualização na área da Medicina Laboratorial, consideramos que a saúde é prioritária e que os profissionais de saúde devem ser os primeiros a dar o exemplo.

Por esse motivo, o Congresso transita para o mesmo mês de maio, mas em 2021, nos dias 28 e 29, mantendo-se toda a estrutura e logística, bem como o local de realização do evento.

Estamos certos da compreensão desta decisão e esperamos que este adiamento não esmoreça o vosso apoio e a vontade de participação.

O investimento no diagnóstico atempado permitirá uma intervenção mais célere na prevenção da doença

Numa altura em que o programa do VIII Congresso Científico da ANL está praticamente preenchido, partilhamos consigo a entrevista do Dr. Nuno Saraiva e do Dr. Manuel Carvalho ao jornal @RaioX, na qual destacam os principais temas de debate nos próximos dias 29 e 30 de maio, no Algarve, e onde refletem sobre as preocupações e os constrangimentos atuais da Medicina laboratorial.

Leia aqui a entrevista:
https://raiox.pt/o-investimento-no-diagnostico-atempado-permitira-uma-intervencao-mais-celere-na-prevencao-da-doenca/

VIII CONGRESSO CIENTÍFICO

É com renovado entusiasmo que a ANL vem apresentar-vos o seu VIII Congresso Científico. O evento irá realizar-se nos dias 29 e 30 de maio de 2020, no Centro de Congresso São Rafael, em Albufeira, em linha com o definido na sessão de encerramento da edição de 2018.
No próximo dia 03 de outubro pelas 15h00 no Hotel Tivoli Oriente, Sala Lapa, para uma breve sessão de apresentação do Congresso e entrega do caderno de encargos.

03 OUT. APRESENTAção

Decorreu no dia 03 outubro, no Hotel Tivoli Oriente, a reunião de apresentação do Caderno de Encargos do VIII Congresso da ANL, que vai decorrer no Algarve, entre os dias 29 e 30 de maio de 2020.

O presidente da Comissão Científica, Dr. Manuel Carvalho, e o Presidente da Direção da ANL Dr. Nuno Saraiva apresentaram aos sponsors da reunião os temas de destaque do programa científico do Congresso e a estrutura prevista para sala de exposições. No âmbito deste encontro foi ainda apresentado o plano de comunicação e de divulgação do Congresso.